Vídeo de Haddad falando em subir rampa com Lula é de antes de ex-presidente ser barrado no TSE
Notícia falsa
Falso: O vídeo foi gravado em agosto de 2018, quando Lula ainda era o candidato do PT à presidência da República. O vídeo original tem 25 segundos a mais do que o que está sendo compartilhado nos últimos dias. O trecho suprimido indicaria o contexto em que foi gravado.
Entenda o caso
Vídeo em que o presidenciável Fernando Haddad (PT) afirma que vai subir a rampa em 1º de janeiro com o ex-presidente Lula, que está preso na Polícia Federal de Curitiba, foi tirado do contexto original para parecer uma promessa de campanha dele. A gravação, que tem sido amplamente compartilhada nas redes sociais, no WhatsApp e em sites nos últimos dias, foi gravada em agosto, antes da candidatura de Lula ser indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e quando Haddad ainda era o candidato a vice-presidente na chapa petista.
Para chegar ao vídeo original, o Comprova pesquisou os termos “haddad”, “rampa”, “lula”, “progressistas” e “justiça”, palavras usadas pelo presidenciável, na busca do Google. Além de links recentes tratando a história, apareceram algumas notícias do dia em que ele foi gravado: 6 de agosto de 2018. O segundo o foi buscar a gravação no Twitter oficial do Lula, onde ele foi divulgado.
No vídeo compartilhado nos últimos dias, Haddad diz: “Fazer do Lula nosso presidente, subir a rampa com ele no dia 1° de janeiro, fazer o país resgatar a sua dignidade, sua esperança, seus sonhos, né">verificação foi feita pela redação de O Povo.